POLÍCIA FEDERAL REINTEGRA REITORIA DA UFBA NA PORRADA

Na quinta-feira, 15.11.07, por volta das 7:00hrs houve a reintegração de posse da reitoria da Universidade Federal da Bahia pela Policia Federal (PF) de forma truculenta; onde os policiais se quer deixaram os estudantes arrumarem todas as suas coisas e enquanto estes se organizavam para sair eram pressionados pela PF alegando que estava ocorrendo resistência e não queriam sair pacificamente, o que é uma mentira.
Quatro estudantes foram presos sem motivo algum, dentre eles o diretor geral do DCE-UFBA, vários estudantes sofreram agressões. Um estudante levou um soco no rosto por parte do policial, outro estudante foi agredida puxada pelo cabelo e presa por um policial homem. Alem disso, cerca de 20 estudantes receberam spray de pimenta nos olhos, sendo que não apresentavam ameaça algum aos policias, estando apenas parados em frente a reitoria.

Cerca das 8:15hrs o Pró-reitor de assistência estudantil (Álamo Pimentel) e o vice-reitor (Profº Mesquita) apareceram na reitoria e entraram sem trocar uma palavra com os estudantes. O reitor Naomar de Almeida filho não teve coragem de aparecer na reitoria e foi para uma estação de radio dar entrevista falando apenas sobre o REUNI sem se quer explicar a forma anti-democratica e violenta que ele encaminhou a desocupação, ou seja, sem nenhum dialogo com os estudantes.

É valido lembrar que na historia da UFBA a policia só entrou na universidade em 3 momentos: 1º durante a Ditadura militar, 2º no Carlismo (gestão do governo do PFL com ACM) e agora na gestão de Naomar.

Neste momento, é importante a unidade e a organização nacional de todos estudantes para lutar contra o decreto 6.096/07. O primeiro passo foi dado na convocação da Plenária Nacional de Entidades e Delegados de Federais que o Conselho de entidades de base da UFBA convocou para o ultimo dia 9 de novembro, mas que por problemas práticos só foi possível a presença dos DCE´s da UNIRIO, UFBA e UFSCar, alem de diversas entidades de base (DA´s e CA´s) e representantes da DCE-UFRB, EXNEEF, ENEENF, DENEFONO, UEB e UNE.

Exigir de Lula, o responsável pelo decreto, a revogação do REUNI é a nossa principal tarefa no próximo período.

Luana Correia
Diretora do Diretório Acadêmico de Fonoaudiologia da UFBA

Nenhum comentário: