35 UNIVERSIDADES FEDERAIS ADEREM AO REUNI

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que 35 das 54 universidades federais já aderiram ao programa de expansão de vagas que repassará R$ 7,2 bilhões adicionais nos próximos cinco anos, com o objetivo de aumentar em cerca de 70% o número de matrículas, reduzir a evasão a 10% e ampliar a oferta de turmas à noite. O MEC quer também flexibilizar a graduação. A idéia é que os estudantes de uma universidade possam cursar disciplinas ou mesmo semestres inteiros em instituições de outras cidades, estados ou até no exterior.

O REUNI visa "enquadrar" o ensino de terceiro grau no Brasil ao Pacto de Bolonha (o plano de desmonte das Universidades públicas da União Européia) atacando diretamente a Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade. OS 70% que o governo promete ampliar em vagas só vem a mascarar que o aumento do número de professores será SOMENTE em 15%. Isto sequer cobre a evasão docente sofrida, e que só virá a se ampliar caso o governo federal não encontre obstáculos ao Projeto de Lei do Presidente 01 (PLP 01) que prevê o congelamento de 10 anos dos salários do funcionalismo público como parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Desta forma, pelo suborno as Universidades Federais para que aumentem suas arrecadações o governo acelera a destruição prevista no seu projeto de Reforma Universitária, que após dura luta das entidades estudantis se encontra parado no congresso (o que de maneira alguma interrompe a luta: Pela Retirada Imediata do PL 7.200/06!).

Segundo o secretário do MEC, o repasse de recursos obedecerá a critérios rigorosos: "Não há distribuição aleatória. Ela será fruto de um conjunto de compromissos que a universidade estabelece com o MEC e o repasse de recursos será gradativamente proporcional ao cumprimento das metas estabelecidas. E as universidades só poderão cumprir as metas na medida em que recebem os recursos.

Por isso o CAHIS/UEPG reafirma a sua posição CONTRA O REUNI e qualquer forma de atacar a Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade.
Encampamos a luta tanto em nossas entidades representativas, a UNE (resolução em pdf: http://www.une.org.br/home3/downloads/resolucao_une_reuni_pdf.pdf), quanto nas instâncias sindicais contra o congelamento de salário, contra a proibição do direito de greve, como a CUT, que já prepara nova marcha para Brasília.

E claro nas ruas, como na UFBA, UNIRIO, UFJF...

Contra o REUNI! Contra o desmantelamento da Universidade Brasileira!

Um comentário:

Anônimo disse...

Complicado,,,