LUTA PELO REUNI!

DA Teatro (UNIRIO) responde ao DA-Fono (UFBA):
É hora de retomar a luta pela revogação do Reuni!

No ano passado foi apresentado pelo Lula o Decreto 9096/07 (Reuni), o programa de reestruturação e expansão das universidades federais. O projeto hoje é uma ameaça maior do que antes ao ensino público ao destruir o diploma profissional com a flexibilização das modalidades de graduação previstas no inciso IV do 2° parágrafo do programa: "diversificação das modalidades de graduação, preferencialmente não voltadas à profissionalização precoce e especializada;"
O Diretório Central dos Estudantes junto com o Conselho de Entidades de Base e a maioria dos CAs e DAs se mobilizaram para evitar a entrada da UNIRIO ao projeto. Após o circo montado pela reitoria que fez de tudo para aprovar o Reuni (inclusive tentando tirar voz dos estudantes num conselho público, golpe que os estudantes com sua força conseguiram superar). Ocupamos a reitoria com a reivindicação clara de REVOGAÇÃO DO REUNI. E só nos retiramos após pressão da Polícia Federal.
Mas o conjunto dos estudantes não participou da ocupação, e em grande parte por não saberem dos riscos que o ensino público corria com a aprovação do Reuni.
A iniciativa do DA de Fonoaudiologia da UFBA propõe corretamente a retomada desta luta com a criação de um Livro Cinza (Dossiê de Denúncia) registrando os ataques do Reuni. A uma a única iniciativa prática possível para quem é contrario ao Reuni: a exigência ao presidente da república (autor do decreto) a Revogação do Reuni!
Contribuindo com o Livro Cinza, remetemos abaixo algumas considerações:
A sobrecarga das estruturas físicas será inevitável agora que a UNIRIO aderiu ao Reuni. A partir de 2010 será criado um curso de Letras para ser alocado no mesmo espaço físico onde temos o curso de Teatro. Atualmente nosso prédio conta com 401 matriculados e o novo curso prevê a entrada de 60 estudantes. A Escola de Teatro conta com cerca de 67 professores. Mesmo assim em 2006 ficamos durante um semestre sem a disciplina obrigatória de Interpretação 5 (com a pressão do DA impedimos que ficássemos um ano sem a disciplina). Com quantos professores abrirá esse novo curso? Os poucos professores da escola de teatro também darão matérias no novo curso de letras? Será que o curso de letras terá de passar pela realidade do curso de Turismo da UNIRIO que contava com cerca de 3 professores titulares até pouco tempo atrás?
O curso de biblioteconomia aumentará de 160 para 200. E já conta com salas com quase 100 estudantes! E a criação de um curso novo de licenciatura em biblioteconomia em 2010 com 80 vagas!!! Aumento de 160 vagas para 280 em dois anos! E quantos professores serão contratados? Quantos prédios serão criados para atender à demanda desta ampliação? O aumento desproporcional entre a quantidade de professores e de estudantes não prejudica a qualidade do ensino? A relação atual de 16 estudantes para cada professor tem prejudicado o aprendizado entre os estudantes e mesmo assim a média ainda vai aumentar por causa do Reuni. A sobrecarga dos espaços físicos é evidente. Isso prejudica inclusive os Diretórios Acadêmicos do CCH; faltam salas. Convivem 6 DAs/CAs numa mesma sala no porão do prédio cheia de infiltrações e ratos! Sem contar que estamos sem bandejão e sem moradia! Falta assistência estudantil!
É hora de outras entidades estudantis da UNIRIO relatarem também a sua realidade para que possamos constituir este dossiê com mais contribuições!
É preciso superar o bloqueio de um lado do imobilismo estimulado pela reitoria, governo e direção da UNE que querem esconder os problemas do Reuni. E de outro lado um plebiscito "dito contra o Reuni" que não exige do Lula a revogação do Reuni. Como se estivesse em questão apenas uma consulta aos estudantes. Alguém tem duvida que esse decreto merece ser revogado? É preciso ir na raiz do problema: a única medida prática para colocar um fim no Reuni! Apenas o Lula pode revogar e nosso papel é o de estar junto ao lado dos estudantes em suas devidas entidades (CAs, DAs, DCEs, UEEs, UNE e executivas de curso) exigindo de Lula a única reivindicação possível: revogação imediata do Reuni!
Diretório Acadêmico Oduvaldo Vianna Filho de Teatro da UNIRIO

Nenhum comentário: