Contribuição CAHIS UEPG

Em defesa das universidades estaduais

Em defesa das organizações dos estudantes


CEEG Já!


Ponta Grossa, 15 de maio de 2008


Companheiros,


A linha política do atual governador tem aprofundado o processo de destruição do ensino no Estado do Paraná. A realização de concurso público para professores efetivos não supre as demandas das universidades estaduais, o mesmo acontece em relação ao quadro de funcionários. A não reposição dos salários dos professores os deixam num contexto de precariedade e abandono. Enquanto isso a assistência estudantil é tratada com extremo descaso, pois não há uma rubrica específica prevista no orçamento do Estado. A pesquisa não é realizada de modo adequado, pois há falta de financiamento estatal voltado à essa atividade. Em todas as universidades do estado do Paraná são cobradas taxas aos estudantes e isso, assim como os problemas anteriormente citados, colocam as instituições estaduais no caminho do sucateamento e da privatização.

Em escala nacional, medidas tomadas pelo governo do presidente Lula, eleito por uma grande maioria de trabalhadores e a juventude, não respeitam a autonomia universitária e promovem um desmantelamento das universidades federais através do incentivo a parcerias público-privadas (PPP´s) e de avaliação a partir de critérios de produtividade. Além disso o decreto do REUNI, acaba com os diplomas, promovendo cursos de segunda categoria. O Projeto de lei sobre a Reforma Universitária (R.U.) resume a tentativa de submissão das universidades ao mercado e trilha o caminho da privatização. Os estudantes devem levantar uma bandeira contra tais medidas, exigindo a retirada do projeto de lei da R.U. e a revogação das medidas já aprovadas (Prouni, ENADE, PPPs, etc.).

A única forma de revertermos esta situação e mudar o caminho da privatização é garantindo as verbas necessárias para termos direito a educação pública, gratuita, de qualidade e totalmente financiada pelo Estado.

Por isso, mais do que nunca é a hora de convocarmos o Conselho Estudantil de Entidades Gerais (CEEG) da União Paranaense dos Estudantes (UPE) para organizarmos a defesa da educação pública no Paraná. É mais do que necessário buscar a unidade dos estudantes pelas reivindicações sem construir entidades paralelas, sem promover divisionismo e ataques a Entidade Estudantil, quando a maior culpada pelo seu imobilismo é a sua direção. O CEEG é a reunião entre os DCE´s e a UPE, nossa entidade construída na luta dos estudantes paranaenses e que deve nos representar, deve ser o órgão responsável pela organização do movimento estudantil universitário no Paraná.



CAHIS-UEPG (Centro Acadêmico de História da UEPG)

Nenhum comentário: