PROJETO CINE ARTE

Bem galera nesse sabado o projeto CINEARTE sendo realizado peloProf. Niltonci junto com o jornal da manha entre outros, vai estar apresentando o filme: O ASSALTO AO TREM PAGADOR. lembrando que vai ta valendo certificado e além diss eu ja to postando ai a programação pro resto do ano que é seguinte:

O ASSALTO AO TREM PAGADOR
Data de exibição: 31/05

Direção: Roberto Farias
Ano: 1962
Duração: 89 minutos
Elenco: Reginaldo Faria, Grande Otelo, Eliezer Gomes, Jorge Dória, Ruth de Souza, Luiza Maranhão e Helena Ignez.
O filme pode ser considerado um clássico do cinema nacional. Aponta uma tendência, iniciada por ‘Rio 40 Graus’ de utilizar o filme como instrumento de denúncia social, além de servir como um importante documento histórico da época. A obra narra com realismo o episódio do assalto ao trem de pagamento do Banco do Brasil, realizado pela gangue liderada por Tião Medonho, interpretado no filme por Eliezer Gomes, muito elogiado por seu desempenho. Mantendo um ritmo frenético, o filme cria uma tensão que prende o espectador o tempo todo na tela, algo fundamental para um filme policial. Destaque também para o elenco, com atuações acima da média.


CURTAS
Data de exibição: 07/06

MEMÓRIAS DE DEUS E DO DIABO EM MONTE SANTO E COCOROBÓ
Direção: Agnaldo Siri Azevedo
Ano: 1984
Duração: 11 minutos
Evocação dos caminhos percorridos por Glauber Rocha em Monte Santo e Cocorobó, Serra de Canudos, Bahia, quando filmava ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol’. Paralelismo entre o vigor e o rigor místico dos propósitos de Antônio Conselheiro e do cineasta dirigidos pela ânsia de despertar a consciência dos homens e promover a liberdade.

A VOZ DO MORTO
Direção: Sérgio Zeigler e Vitor Ângelo
Ano: 1993
Duração: 13 minutos
A trajetória do grande cineasta Glauber Rocha.

A DEGOLA FATAL
Direção: Clóvis Molinari e Ricardo Favilla
Ano: 2004
Duração: 13 minutos
Documentário que resgata imagens inéditas feitas originariamente em Super 8 em 22 de agosto de 1981 e que mostram o funeral do cineasta Glauber Rocha narrado por ele mesmo.

DE GLAUBER PARA JIRGES
Direção: André Ristum
Ano: 2005
Duração: 18 minutos
Por meio de trechos de cartas enviadas por Glauber Rocha ao seu amigo e colaborador Jirges Ristum, na metade dos efervescentes anos 70, descobrimos um pouco da relação de Glauber com a Itália e com o cinema, bem como sua perspectiva sobre as condições sócio-político-culturais brasileiras naquela época. O filme também traz um pouco da intimidade de Glauber, contida nas cartas ao amigo, que é reconstruída mediante escritos, filmes Super 8 antigos e poesias. Uma homenagem do diretor a seu pai, Jirges, e a Glauber Rocha, ambos falecidos nos primeiros anos da década de 80.


TERRA EM TRANSE
Data de exibição: 02/08

Direção: Glauber Rocha
Ano: 1967
Duração: 115 minutos
Elenco: Paulo Autran, Glauce Rocha, Jardel Filho, José Lewgoy e Paulo Gracindo.
Grande nome do Cinema Novo, o diretor Glauber Rocha três anos antes já havia cometido um dos filmes mais representativos do cinema nacional: ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol’. Eis que, em 1967, ele não deixa por menos e apresenta ‘Terra em Transe’, outro clássico do Cinema Novo, ganhador do prêmio da crítica especializada em Cannes. O filme é tenso, frenético, duro de ser digerido por quem não está acostumado com o tipo de linguagem utilizada por Glauber. Em um país chamado Eldorado, um jornalista engajado luta contra dois políticos estereotipados: um conservador e outro populista, mas que têm uma característica em comum – a corrupção. Na época de seu lançamento, dividiu opiniões. Mesmo após todos esses anos, um pouco envelhecida, a obra de Glauber tem uma grande importância dentro da cinematografia nacional.


CURTAS
Data de exibição: 16/08

CANDEIAS: DA BOCA PARA FORA
Direção: Celso Gonçalves
Ano: 2002
Duração: 17 minutos
Retrato de um dos mestres do cinema marginal, cuja importância é destacada por depoimentos de diretores e críticos como Carlos Reichenbach, Zé do Caixão, Jairo Ferreira, entre outros. Documentário sobre a obra e o estilo de um dos cineastas mais inventivos do Brasil, Ozualdo Candeias, genuinamente um cineasta do povo.

BOCA ABERTA
Direção: Rubens Xavier
Ano: 1984
Duração: 20 minutos
Documentário sobre alguns dos principais protagonistas da cinematografia ligada à Boca-do-lixo, como Odi Fraga, realizador que dirigiu inúmeros longas, muitos deles sobre a temática do sexo explícito, Ozualdo Candeias, com uma filmografia mais autoral, e Toni Vieira, que dirigiu mais de 20 filmes.

SOBERANO
Direção: Kiko Mollica e Ana Paula Orlandi
Ano: 2005
Duração: 15 minutos
Reminiscências resgatam a trajetória do bar Soberano, símbolo da intensa e espontânea produção cinematográfica da Boca-do-lixo.


O HOMEM DE ITU
Data de exibição: 30/08

Direção: José Miziara
Ano: 1978
Duração: 104 minutos
Elenco: Nuno Leal Maia, Consuelo Leandro, Maria Luíza Castelli, Guilherme Corrêa, Marlene França e Ana Maria Nascimento e Silva
Lírio é um caipira ingênuo nascido em Itu. Por causa das gigantescas proporções de seu pênis, o rapaz foi parar na cidade grande, onde se transformou em um ‘homem-objeto’ para mulheres da classe alta. Lírio passa por inúmeras dificuldades até encontrar seu par ideal.


O INVASOR
Data de exibição: 20/09

Direção: Beto Brant
Ano: 2001
Duração: 97 minutos
Elenco: Alexandre Borges, Malu Mader, Paulo Miklos, Marco Ricca e Mariana Ximenes
Estevão, Ivan e Gilberto são companheiros desde os tempos de faculdade. Além disto, são sócios em uma construtora de sucesso há mais de 15 anos. O relacionamento entre eles sempre foi muito bom, até que um desentendimento na condução dos negócios faz com que eles entrem em choque com Estevão, sócio majoritário, ameaçando deixar o negócio.


O HOMEM QUE COPIAVA
Data de exibição: 04/10

Direção: Jorge Furtado
Ano: 2002
Duração: 123 minutos
Elenco: Lázaro Ramos, Leandra Leal, Luana Piovani, Pedro Cardoso e Paulo José
Um jovem de 20 anos que trabalha na fotocopiadora de uma papelaria se apaixona por sua vizinha, passando a observá-la e buscando meios de se aproximar dela.


CURTAS
Data de exibição: 18/10

RUA DA ESCADINHA 162
Direção: Márcio Câmara
Ano: 2002
Duração: 18 minutos
Documentário sobre o acervo do pesquisador e colecionador Christiano Câmara: suas idéias e sua luta para preserva-lo.

SEU MINVERVINO E A VIOLA CAIPIRA
Direção: Pedro Dacosta Lyra
Ano: 2004
Duração: 14 minutos
Seu Minvervino é carpinteiro e mestre na arte de fazer e tocar viola. Divide seu tempo entre o trabalho da roça e o trabalho de fazedor de instrumentos musicais.

CANÇÕES POPULARES (‘O AZULÃO’ e ‘O PINHAL’)
Direção: Humberto Mauro
Ano: 1948
Duração: 8 minutos
Interpretação cinematográfica das canções populares ‘Azulão’ e ‘Pinhal’.

CANTOS DE TRABALHO – MÚSICA FOLCLÓRICA BRASILEIRA
Direção: Humberto Mauro
Ano: 1955
Duração: 10 minutos
O ritmo de músicas inspiradas nas atividades do trabalho; apresentação do ‘Canto do Pilão’, do ‘Canto do Barqueiro’ e do ‘Canto da Pedra


OS DOIS FILHOS DE FRANCISCO
Data de exibição: 08/11

Direção: Breno Silveira
Ano: 2005
Duração: 132 minutos
Elenco: Márcio Kierling, Thiago Mendonça, Ângelo Antônio, Dira Paes e Paloma Duarte
Francisco Camargo é um lavrador do interior de Goiás que tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Ele inicialmente deposita sua esperança no mais velho, Mirosmar, e resolve lhe dar um acordeão quando completa 11 anos. Mirosmar e seu irmão Emival, que toca violão, se apresentam com sucesso nas festas da vila onde moram, mas devido à perda da propriedade onde moravam nos anos 70 toda a família é obrigada a se mudar para Goiânia.


BELARMINO E GABRIELA
Data de exibição: 22/11
Direção: Geraldo Pioli
Ano: 2007
Duração: 52 minutos
Documentário que recupera a trajetória de Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, através de fotos e vídeos, com vários depoimentos da família, e pessoas que conheceram a dupla. Trata tanto da vida pessoal, como da vida artística. Apresenta claramente que a família do casal continua mantendo o trabalho desenvolvido por Belarmino e Gabriela.

Quem quiser saber mais sobre este projeto é so acessar o site

http://www.jmnews.com.br/index.php?acao=cinearte&cinearte=institucional

Bem e aproveitando ai a dexa de filmes
queria passa pra galera um site com varios filmes ai alternativos, de outros paises que não sejam dos EUA que seria o site:
http://www.makingoff.org/forum/index.php

Nenhum comentário: