FALECIMENTO DE PIERRE LAMBERT

Ontem na França (16/01/08) morreu Pierre Lambert, um dos principais dirigentes da 4ª Internacional. Tendo dedicado sua vida a causa da Revolução Mundial o Centro Acadêmico Joselfredo Cercal de Oliveira Neto deixa expresso seu luto. Segue-se a nota da CUT ao falecimento dele:

São Paulo, 16 de janeiro de 2008.

Ao Secretariado Internacional da 4ª Internacional

Aos familiares, companheiros e amigos de Pierre Lambert

A Direção Executiva Nacional da Central Única dos Trabalhadores - CUT Brasil recebeu com pesar a notícia do falecimento do companheiro Pierre Lambert na manhã deste dia 16 de janeiro de 2008.

Pierre Boussel-Lambert, nascido em 1920, desde os 14 anos engajou-se no movimento operário e sindical na França, tendo se juntado à corrente que lutava pela criação da 4ª Internacional em 1936.

Durante a ocupação nazista da França na 2ª Guerra Mundial (1939-45) ajudou a manter viva a Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT) na clandestinidade como dirigente sindical metalúrgico. Ao longo de sua larga trajetória militante, o companheiro Lambert também ocupou responsabilidades sindicais em representação dos trabalhadores do setor de Seguridade Social em seu país.

Como militante internacionalista, Lambert ajudou a organizar várias reuniões de sindicalistas realizadas em Genebra por ocasião das Conferências anuais da OIT, colocando no centro a defesa da independência sindical e das convenções da OIT que protegem os direitos trabalhistas. Com seus companheiros de idéias do Brasil, muitos deles militantes de nossa central, Pierre Lambert insistia na necessidade de defender a CUT, conquista da classe trabalhadora, contra políticas que levam à sua divisão e enfraquecimento.

Assim, ao expressar o nosso pesar e enviar nossas condolências aos companheiros, amigos e familiares de Pierre Lambert, estamos homenageando a memória de um velho militante do movimento operário francês e internacional que sempre foi solidário com a Central Única dos Trabalhadores.

Saudações fraternas, Artur Henrique da Silva Santos (Presidente), João Antonio Felicio (Secretário de Relações Internacionais) e Júlio Turra (Diretor Executivo)

Nenhum comentário: