ACLAMAÇÃO DA NOVA GESTÃO DO CAHIS

Nessa sexta-feira, 30 de novembro de 2007, haverá a aclamação da nova gestão do Centro Acadêmico Joselfredo Cercal de Olvieira Neto (CAHIS) composta por membros da chapa entitulada ''SEJAMOS REALISTAS, EXÍJAMOS O IMPOSSÍVEL''. A chapa é formada pelos atuais membros da gestão 2006/2007 e por novos membros que cursam tanto a Licenciatura quanto o Bacharelado.

Segundo Sílvia de Ross, coordenadora geral do CAHIS, ''o nome da chapa se deve ao amontoado de críticas que a atual gestão recebeu por encamapar lutas dos acadêmicos em todas as suas frentes, pelos seus direitos, contra a privatização da universidade pública, pela qualidade de ensino, pela regulamentação da profissão do historiador. Sendo essas reivindicações consideradas como impossíveis por aqueles que se dizem vanguarda dos estudantes, mas que na verdade são uma pseudo-representatividade ausente das lutas que interessam a eles. Nosso posicionamento e nossa luta é impreterivelmente a favor das lutas independentes por parte da organização dos estudantes''.



A aclamação ocorrerá às 17:00 horas na sala B-02.

POLÍCIA FEDERAL REINTEGRA REITORIA DA UFBA NA PORRADA

Na quinta-feira, 15.11.07, por volta das 7:00hrs houve a reintegração de posse da reitoria da Universidade Federal da Bahia pela Policia Federal (PF) de forma truculenta; onde os policiais se quer deixaram os estudantes arrumarem todas as suas coisas e enquanto estes se organizavam para sair eram pressionados pela PF alegando que estava ocorrendo resistência e não queriam sair pacificamente, o que é uma mentira.
Quatro estudantes foram presos sem motivo algum, dentre eles o diretor geral do DCE-UFBA, vários estudantes sofreram agressões. Um estudante levou um soco no rosto por parte do policial, outro estudante foi agredida puxada pelo cabelo e presa por um policial homem. Alem disso, cerca de 20 estudantes receberam spray de pimenta nos olhos, sendo que não apresentavam ameaça algum aos policias, estando apenas parados em frente a reitoria.

Cerca das 8:15hrs o Pró-reitor de assistência estudantil (Álamo Pimentel) e o vice-reitor (Profº Mesquita) apareceram na reitoria e entraram sem trocar uma palavra com os estudantes. O reitor Naomar de Almeida filho não teve coragem de aparecer na reitoria e foi para uma estação de radio dar entrevista falando apenas sobre o REUNI sem se quer explicar a forma anti-democratica e violenta que ele encaminhou a desocupação, ou seja, sem nenhum dialogo com os estudantes.

É valido lembrar que na historia da UFBA a policia só entrou na universidade em 3 momentos: 1º durante a Ditadura militar, 2º no Carlismo (gestão do governo do PFL com ACM) e agora na gestão de Naomar.

Neste momento, é importante a unidade e a organização nacional de todos estudantes para lutar contra o decreto 6.096/07. O primeiro passo foi dado na convocação da Plenária Nacional de Entidades e Delegados de Federais que o Conselho de entidades de base da UFBA convocou para o ultimo dia 9 de novembro, mas que por problemas práticos só foi possível a presença dos DCE´s da UNIRIO, UFBA e UFSCar, alem de diversas entidades de base (DA´s e CA´s) e representantes da DCE-UFRB, EXNEEF, ENEENF, DENEFONO, UEB e UNE.

Exigir de Lula, o responsável pelo decreto, a revogação do REUNI é a nossa principal tarefa no próximo período.

Luana Correia
Diretora do Diretório Acadêmico de Fonoaudiologia da UFBA

LANÇAMENTO DO LIVRO "O IMPERIALISMO, FASE SUPERIOR DO CAPITALISMO"

No dia 7 de Novembro foi realizado o relançamento do livro de autoria de V. I. Lênin, "O Imperialismo, Fase Superior do Capitalismo" da editora Nova Palavra na sala azul, com a presença da doutoranda da USP Francine Iegelski.

Para quem interessar o CAHIS esta fazendo a venda de exemplares a 20,00 reais (25,oo solidário)


Fotos do evento:


Free Image Hosting at www.ImageShack.usFree Image Hosting at www.ImageShack.usFree Image Hosting at www.ImageShack.us
Free Image Hosting at www.ImageShack.usFree Image Hosting at www.ImageShack.usFree Image Hosting at www.ImageShack.us

ASSEMBLÉIA PARA COMISSÃO ELEITORAL.

Hoje, dia 08/11 às 6 e meia na sala do primeiro ano da licenciatura teremos uma Assembléia Geral para a formação da comissão eleitoral para o processo eleitoral do CAHIS/UEPG.

PS.: Segunda-feira, o CAHIS e o CAGEM estão chamando CEB às 5:00 da tarde no DCE para discutor a eleição dos Conselhos.

35 UNIVERSIDADES FEDERAIS ADEREM AO REUNI

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que 35 das 54 universidades federais já aderiram ao programa de expansão de vagas que repassará R$ 7,2 bilhões adicionais nos próximos cinco anos, com o objetivo de aumentar em cerca de 70% o número de matrículas, reduzir a evasão a 10% e ampliar a oferta de turmas à noite. O MEC quer também flexibilizar a graduação. A idéia é que os estudantes de uma universidade possam cursar disciplinas ou mesmo semestres inteiros em instituições de outras cidades, estados ou até no exterior.

O REUNI visa "enquadrar" o ensino de terceiro grau no Brasil ao Pacto de Bolonha (o plano de desmonte das Universidades públicas da União Européia) atacando diretamente a Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade. OS 70% que o governo promete ampliar em vagas só vem a mascarar que o aumento do número de professores será SOMENTE em 15%. Isto sequer cobre a evasão docente sofrida, e que só virá a se ampliar caso o governo federal não encontre obstáculos ao Projeto de Lei do Presidente 01 (PLP 01) que prevê o congelamento de 10 anos dos salários do funcionalismo público como parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Desta forma, pelo suborno as Universidades Federais para que aumentem suas arrecadações o governo acelera a destruição prevista no seu projeto de Reforma Universitária, que após dura luta das entidades estudantis se encontra parado no congresso (o que de maneira alguma interrompe a luta: Pela Retirada Imediata do PL 7.200/06!).

Segundo o secretário do MEC, o repasse de recursos obedecerá a critérios rigorosos: "Não há distribuição aleatória. Ela será fruto de um conjunto de compromissos que a universidade estabelece com o MEC e o repasse de recursos será gradativamente proporcional ao cumprimento das metas estabelecidas. E as universidades só poderão cumprir as metas na medida em que recebem os recursos.

Por isso o CAHIS/UEPG reafirma a sua posição CONTRA O REUNI e qualquer forma de atacar a Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade.
Encampamos a luta tanto em nossas entidades representativas, a UNE (resolução em pdf: http://www.une.org.br/home3/downloads/resolucao_une_reuni_pdf.pdf), quanto nas instâncias sindicais contra o congelamento de salário, contra a proibição do direito de greve, como a CUT, que já prepara nova marcha para Brasília.

E claro nas ruas, como na UFBA, UNIRIO, UFJF...

Contra o REUNI! Contra o desmantelamento da Universidade Brasileira!