III HISTURGEO!!!

Programação:

Quarta 03/10
Manhã - 08:00h

-Apresentações de trabalho
-Mini-Cursos:
.Prof. Luiz Fernando: Elaboração de Roteiros turísticos;
.Prof. Rúbia: Alimentação no contexto histórico, geográfico e turístico;
.Prof. Galdino: Culturas indígenas no Paraná

Tarde - 14:00h
-Oficina Cultural

Noite - 19:00h
-Mesa de Abertura com professores das três áreas

Quinta 04/10
Manhã - 08:00h
-Saídas de Campo:
.Lapa - Prof. Galdino - História;
.Pinturas Ruprestes no São Jorge - Prof. Jason - Geografia;

Tarde - 14:00h
''Bar e Cidade'' - Prof. Marco Aurélio

Noite - 19:00h
-Apresentação de Trabalhos
-Mini-Cursos:
.Prof. Janaína: Mangá, cultura japonesa e história - História
.Prof. Graziela: Artesanato e turismo - Turismo

Sexta 05/10
Manhã - 08:00h

-Cinema comentado: Narradores de Javé
Adriano Rossi - História
Rodrigo Rossi - Geografia

Tarde - 14:00h
-Apresentação de Trabalhos
-Mini-Cursos
.Prof. Cunha: Turismo e desenvolvimento - Geografia
.Prof. Lonel: Espaço Urbano e Patrimônio Cultural - Geografia
.Porf. Aparício: Desenvolvimento das cidades e da exclusão social - História
.Prof. Niltonci e Prof. Lausane: Culturas urbanas e propostas de higienização em Curitiba e Ponta Grossa - História

Noite - 19:00h
-Gincana Cultural entre as três ciências

Sábado 06/10

Manhã - 08:00h
-City Tour: Patrimônio e educação -Prof. Célia - História

Tarde - 15:00h
Arraiá do Cachorro Loko

Noite
Arraiá do Cachorro Loko

PS.: As inscrições para apresentação de trabalhos (banners e fala) foram prorrogadas para até o dia 02/10 (terça-feira) e estarão sendo recebidas pelo e-mail histurgeo@yahoo.com.br nas seguintes normas:

  • Deve constar na apresentação um cabeçalho contendo as informações gerais dos acadêmicos, o Autor, Co-autor (caso hajam dois apresentadores), Orientador, Curso, Instituição e E-mail.

  • O título deve estar em caixa-alta.

  • Especificar se a apresentação é oral ou em painel.

  • O texto deve ter um número máximo de 2.500 caracteres com espaçamento de 1,5.

  • Seu texto deve estar escrito na fonte Times New Roman.

  • A fonte deve estar no tamanho 12, alinhamento justificado.

  • Deve conter três palavras chaves relacionados ao tema apresentado.

*Os trabalhos poderão abordar qualquer temática.

III HISTURGEO

Aí vem o III Histurgeo!
Para quem quiser participar da organização tem reunião amanhã (19/09) na frente do R.U. campus central na hora do almoço.

P.S.: Por questões de data com Turismo, o Histurgeo ficou para a primeira semana de Outubro.

LANÇAMENTO CADILLAC DINOSSAUROS

Dia 22/09, próximo sábado, na loja de instrumentos musicais Edsom, às 11:00 da manhã, haverá o lançamento do single "Turma da esquina".

Aos interessados em participar desse lançamento: deixem um comentário no blog ou mande um e-mail para cadillacdinos@gmail.com, até dia 20/08 (quinta-feira), e garanta sua vaga e seu single.

Os lugares são limitados, se você curte a banda e quer participar, comenta lá ou manda um e-mail para se garantir.

http://cadillacdinos.blogspot.com/

MÚSICA SOBRE A CLASSE MÉDIA

Criativa.

http://www.youtube.com/watch?v=KfTovA3qGCs

HISTURGEO

Para quem participar da comissão de apoio do evento os Centros Acadêmicos de História e Geografia estarão disponibilizando um certificado de 60 horas. A comissão de apio cuidará de inscrições, monitoria, etc.
A próxima reunião está marcada para segunda-feira, dia 17 de Setembro, na hora do almoço em frente ao R.U. do campus central.

Vamos participar!

XII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA MEDICINA

Nos dia 7,8 9 e 10 de Novembro, será realizado na sede da Associação Médica do Paraná (R. Cândido Xavier, 575, Água Verde, Curitiba-PR), o XII Congresso Brasileiro de História da Medicina.As inscrições para participantes e para o envio de resumos estão no site do congresso

http://www.eventosprime.com.br/congressosbhm2007/

PASSADOS...

"Como toda cidade, Ponta Grossa possui também singularidades. Entre elas, merece referência a expressão "curu" de uso popular, com o sentido de pão-duro, avaro. Essa expressão, comum aos pontagrossenses, tem suas origens no século XIX, com a presença de um cidadão de ascendência francesa, nascido na América do Norte, vindo para o Brasil com 12 anos que escolheu Ponta Grossa para radicar-se. Trata-se de Eugène Émile Corroux, que passou para a posteridade como um dos homens que muito concorreu para o progresso da mesma. Citado como "pai dos necessitados" tinha uma forma peculiar de fazer caridade, que foi motivo de seu nome, Corroux ter alcançado a corruptela de "curu". Segundo informações prestadas pelo Prof. Joselfredo Cercal de Oliveira, um de seus descendentes, Émile Corroux, nunca negava seus favores àqueles que o procuravam buscando auxílio. Entretanto, não o fazia gratuitamente, pois exigia sempre um trabalho, por pequeno que fosse, em troca de seu auxílio. Agia assim, com intuito nobre, para evitar a proliferação da vadiagem."

Fonte: "Ponta Grossa - um século de vida (1823-1923)" de Maria Aparecida Cezar Gonçalves e Elisabete Alves Pinto.

MONÓLOGO MUNDO MODERNO

Por Chico Anísio.
Cruel, redundante, e lindo.

http://br.youtube.com/watch?v=6HiGpnKGTIY

ANULAÇÃO DO LEILÃO DA CIA. VALE DO RIO DOCE!

Amanhã até as 9:00 horas da noite estará tendo na entrada do bloco B uma urna para a votação pela anulação do leilão da Cia. Vale do Rio Doce, esta que foi vendida de um modo descarado, preço de banana, por 3,3 bilhões de reais, sendo que esta só em equipamentos valia 92 bilhões de reais.

A frente pela anulação do leilão da Cia. Vale do Rio Doce é encampada por entidades como UNE e CUT, apesar que em todo movimento que alcança penetração sempre existem oportunistas. Aqui se colocam claramente o PSTU com seu Conlutas (o qual é filiado o ANDES, o sindicato dos professores do terceiro grau) e o PSOL com seu Intersindical, que aproveitando a posição que possuem na Central de Movimentos Sociais (CMS) tentaram deturpar o plebiscito com uma cédula com quatro perguntas, uma atitude que só visa deturpar a luta! Esquerdismo sem vergonha, justificado pelo ódio mortal pelo governo Lula. Ótimo, como uma vez um camarada falou, não gosta de entidades, então quem não gosta do governo federal funda um paralelo e chama de ConBrasil.

Temos que retomar esse patrimônio que nos foi roubado por empresas como o Bradesco (que avaliou o preço da venda e - contra a lei - hoje tem 51% das ações) e a participação de todos é crucial, então levantem das cadeiras e carteiras, para podermos conseguir vencer esta luta!

UPE, SÁBADO DE MANHÃ

Sábado, 1 de Setembro, nada mais além de uma manhã normal: café, cigarro e leitura. A TV tá ligada e ouço uma chamada num programa da Globo chamado ‘Plug’: “Hoje nós vamos até a UPE falar de Movimento Estudantil”. Me engasguei com café dando risada e esperei.

A matéria começa como qualquer clichê: um velho vídeo de manifestação dos anos 60/70. Senti falta de um cumbaiá de fundo para se ter a mais descarada resignificação que coloque o movimento estudantil atual no mesmo patamar de luta daqueles anos. Em história chamamos isto de narrativa de origem – uma safadeza em busca de um passado idealizado como projeto de futuro.

Ponto número 1: A juventude organizada pela UNE naqueles tempos capitulou tanto quanto o PCB na instauração da ditadura e depois abandonou a organização das massas pela aventura pequeno-burguesa da guerrilha (“Tarda, tarda e também falha! Aqui está presente a guerrilha do Araguaia”).

Ponto número 2: Quem já leu Roberto Schwartz sabe que ali foi quando a cultura de massa imperialista foi enfiada rabo adentro dos artistas nacionais – e eles gostaram. Ainda se justificaram sob todo um suposto estigma de rebeldia e modernidade (alguém já viu esse filme com a burguesia urbana...?), transformaram todo o potencial revolucionário de uma juventude em uma mescla grosseira de reformas culturais, drogas e cumbaiá.

Um começo de matéria óbvio vindo do PC do B, em seu famoso aparelhamento da UNE, que atrela o projeto Memória do Movimento Estudantil (MME) com a mesma e famigerada rede Globo – que com todas as outras redes de televisão não divulgou uma nota sequer sobre a marcha da CUT e da UNE ou sobre a Jornada de Lutas da UNE (ver postagens anteriores). Será que é o único exemplo que vem a mente acerca da Globo? Qualquer esquerdista, ativista ou anarco-burguês consegue gritar o dia inteiro sobre isto.

Este mesmo projeto do MME até que para nós historiadores até é um excelente exemplo de manipulação barata do passado. Recortam, colam, esquecem, às vezes inventam e disso tudo sai um passado muito bonitinho, pra ninguém deixar de esboçar um sorriso quando lê. Um exemplo, fora o da capitulação no golpe de 64? O posicionamento da Une contra a Quinta Coluna (nazismo, fascismo) durante a II Guerra Mundial. Não há uma única palavra sobre o quanto os trotskistas (Mário Pedrosa inclusive) brigaram dentro da instituição para se tornar uma frente da entidade, contra o posicionamento capitulador dos stalinistas. Que sirva de lição para todos os que se acovardam diante da discussão: Conlute e Conlutas (ambos PSTU), Intersindical (PSOL) e agora Corrente Sindical Classista, do PC do B, que quer sair da CUT.

Bem, voltando para a matéria em si: Dentro do casarão da UPE (vulgo Casa do Corvo, por que será que não filmaram os banheiros propositadamente entupidos?) com somente a direção da UJS... chorando! Um escarcéu do tipo “gente, vamos para a manifestação, é pra vocês... mas ninguém se mobiliza”. A mesma UPE que não mobilizou uma única pessoa para a Jornada de Lutas da UNE ao contrário do Brasil inteiro! Um atestado de incompetência política da direção. Continuaram as lamentações e no meio de toda esta bobagem escuto a frase mais escabrosa do ano: “Nós estamos reconstruindo o Movimento Estudantil. Era até mais fácil na época da ditadura militar”.

POMBAS!

O que comentar diante de uma idiotice destas? Será que eles não deixam de mobilizar com medo do “pai dos pobres” tio Aldo Rebelo? BOBAGEM! Qualquer um que conhece a configuração de um partido stalinista sabe que isto não existe, é verticalização na porrada (“eu bato aí você obedece”). Então o que ocorre? O PC do B é um partido burguês, reacionário só que com uma aurora vermelhinha. A diferença é que hoje em dia ninguém mais acredita em Althusser e em seus cortes epistemológicos.

Afinal é isto o que fazemos como historiadores: Um plano social de futuro, que só o será quando aplicado na prática. Citando Karl Marx "a teoria se faz força material quando penetra nas massas".

NÓS SOMOS ESTUDANTES E A UPE É PRA LUTAR!